sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Musculação para Idosos.


Já é amplamente conhecido que o envelhecimento acarreta em diminuições de 
diversas respostas fisiológicas, como força muscular, flexibilidade, sistema imunológico, metabolismo basal, além de aumentar o risco para o acometimento de algumas doenças como diabetes, hipertensão, entre outras.

Diversos estudos têm comprovado que a musculação é de grande importância tanto para a prevenção quanto para de algumas patologias, além do que a musculação está ligada intimamente com a melhora na qualidade de vida em idosos.

Em um estudo de 16 semanas/2x semana realizado por Vale at al (2006), foi verificado um aumento na força muscular, flexibilidade e autonomia funcional com um protocolo de musculação em mulheres idosas. Silva et al (2007) relata que a musculação pode provocar efeitos positivos na memória em idosos.

Em um estudo clássico foi encontrada melhoras nas variáveis peso corporal, dobras cutâneas, freqüência cardíaca, colesterol, pressão arterial sistólica e diastólica com um protocolo de musculação com duração de 90 dias /3x por semana (BENEDETTI e BENEDETTI, 1996).

Em um estudo recente realizado em nosso grupo foi encontrada uma redução na pressão arterial, aumento da força e flexibilidade muscular em idosas hipertensas (Felício et al, 2009). Quanto ao sistema imunológico, Neves Junior et al (2009) demonstra que a musculação pode provocar melhoras no sistema imunológico, sendo este muito importante para evitar doenças em idosos.

Como podemos analisar, a musculação é mais do que indicada para indivíduos idosos, desde que planejada corretamente.

Bons treinos 

www.fisiculturismo.com.br