terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mesomorfo, Endomorfo ou Ectomorfo: Qual o seu tipo físico?

Nós somos geneticamente diferentes, saber exatamente qual é o seu tipo físico pode ser uma grande ajuda para alcançar os seus objetivos mais rapidamente, se alimentando e se exercitando de forma mais apropriada.
Geneticamente falando, existem 3 tipos físicos diferentes: mesomorfo, endomorfo e ectomorfo. Você é na verdade uma mistura desses 3 tipos físicos, mas sempre existe a predominância de um deles em particular. O seu tipo físico "principal" vai ser aquele no qual você mais vai se identificar. Então vamos ver qual é o seu tipo físico:



MESOMORFO
São aqueles mais bem dotados geneticamente falando porque são mais pré-dispostos a terem maiores ganhos musculares. Geralmente tem um visual mais atlético, tem boa postura e são simétricos. Mesomorfos são conhecidos por ganharem massa muscular muito mais rapidamente do que a maioria das pessoas e da mesma forma podem perder gordura rapidamente seguindo uma dieta apropriada.

Dicas de treinamento para o MESOMORFO:
O melhor treinamento com pesos para o mesomorfo é aquele com cargas muito pesadas e feito de forma explosiva (com muita força e muita intensidade). Treinos negativos, treinos de piramide progressiva, drop sets, treino de potência muscular etc. São muito úteis para os mesomorfos que vão proporcionar excelentes ganhos de massa muscular. Mas é muito importante sempre descansar e intercalar os treinamentos para evitar a todo custo o overtrainnig.
Os treinos cardiovasculares devem ser feitos 2-3 vezes na semana por aproximadamente 20-30 minutos por sessão. A intensidade deve ser moderada a alta para objetivos de queima de gordura. Se você se identificou com o tipo físico mesomorfo é muito importante que não se exceda nos exercícios cardiovasculares porque eles podem fazer com que você perca massa muscular magra se forem feitos durante muito tempo e/ou com muita frequência.



ISTO É APENAS UMA DICA DE TREINAMENTO PARA OS MESOMORFOS EXISTEM VÁRIOS SEGMENTOS DE TREINAMENTOS, COM O MESMO OBJETIVO.
ENDOMORFO
As pessoas com esse tipo corporal são geralmente mais pré-dispostas a um maior acúmulo de gorduras. Conhecidas por terem um visual menos definido, é mais difícil para elas conseguirem um corpo em forma através de exercícios e dieta. A boa notícia é que a estrutura óssea dos endomorfos é larga e forte. Isso pode ser uma vantagem no seu esforço em ganhar massa muscular.

Dicas de treinamento para o ENDOMORFO:

Ao escolher um tipo de treinamento, o endomorfo deve focar em aumentar seu metabolismo. TREINO DE CIUCUITO, TREINO DE VO2 MÁXIMO, TREINO DE SUPER SÉRIES DE RESSITÊNCIA ETC. Não é recomendado o uso de cargas muito pesadas que vão limitar o número de repetições a serem feitas. A faixa entre 10-15 repetições é a ideal para os endomorfos. É indicado pouco tempo de descanso entre os sets de exercícios para se manter dentro da sua zona de batimento cardíaco alvo.
Já que o endomorfo é conhecido pela sua tendência de acumular gordura corporal, o treino cardiovascular deve ser feito com regularidade. Se você se identificou com o tipo físico endomorfo saiba que o uso de monitores cardíacos é muito útil na sua rotina de exercícios.
Eles vão permitir com que você se mantenha exercitando dentro da sua zona de batimentos cardíacos alvo para maximizar a perda de gordura. Para achar sua zona de batimento cardíaco alvo, diminua sua idade de 220 e multiplique o resultado pela porcentagem determinada para atingir seus objetivos. 





ECTOMORFO
É O MEU CASO KKKK

Difícil de ganharem peso! Pernas e braços grandes, pequena porcentagem de gordura corporal e poucos músculos. Esses são os Ectomorfos. Enquanto que algumas mulheres não veriam problema nenhum em ter essas características, os homens geralmente tem uma visão diferente.

Dicas de treinamento para o ECTOMORFO:

Se você é um Ectomorfo, provavelmente seu maior benefício vai ser alcançado com cargas muito pesadas nos treinos com pesos. Você vai querer estimular os seus músculos muito intensamente para ter a resposta que quer em termos de ganhos musculares. Exercícios usando barras e halteres são ótimos para alcançar esse objetivo. Eles permitem que você use toda a amplitude de movimentos e geralmente são mais familiares ao corpo do que aqueles feitos nas máquinas.
Dê um bom descanso entre os sets (2-3 min) para que com isso você reponha seus níveis de ATP e tenha forças para uma nova série de exercícios pesados. Malhar pesado exige muito do seu organismo e dessa forma você vai precisar descansar o suficiente entre as sessões de treinamento.
Os ectomorfos geralmente têm um metabolismo muito rápido e a queima de calorias é muito intensa. Dessa forma não se preocupe com exercícios cardiovasculares por enquanto. A menos que você faça atividades cardiovasculares por razões pessoais, você deve inicialmente se concentrar em ganhar massa muscular magra através do treino com pesos.

KKK Eu e meu Brow Léuzinho!!!
Os ectomorfos que dá trabalho kk


Princípio da Individualidade Biológica!


Inúmeros fatores podem contribuir para uma variação individual do treinamento, dessa maneira, é importante observarmos qual o nível de aptidão relativa que o aluno/cliente já apresentava antes de iniciar o programa. Em termos evolucionistas, sabemos que o indivíduo é o resultado da soma de componentes genéticos (hereditariedade transmitida pelos pais) e por componentes fenotípicos (características exteriores resultantes da herança genética). Em suma fazem parte do genótipo de um individuo o seu somatotipo, força máxima provável, composição corporal provável, percentual de fibras musculares prováveis, enquanto, pertencem ao fenótipo o nível de consumo de O2, nível de desenvolvimento muscular, força máxima e real percentual de fibras musculares. Além destas características intrínsecas, outros fatores como a raça, idade, gênero, nível sócio econômico e nível cultural podem influenciar na formação da individualidade. Dessa maneira, pelo princípio da individualidade biológica, para cada indivíduo, um determinado estímulo provoca uma adaptação específica, logo, um mesmo estímulo deverá provocar adaptações diferentes em pessoas diferentes.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Primeira Prova em Ribeirão!

Comecei com o pé direito nas provas disputadas em minha nova cidade,

deu 3° na prova de ciclismo GP SÃO FRANCISCO.

 Muito bacana, essa prova foi disputada em várias categorias,


CATEGORIA EQUIPE DE 10 ACADEMIA


CATEGORIA ELITE

 CATEGORIA OPEN

O nível estava bem alto, vários ciclistas participaram da festa, e tive sorte minha estrela e a estrela de meus companheiros brilharão e ficamos em terceiro, assim como eu alguns, estava sem treino e na hora de nossa bateria concentramos as energias positivas, e parecia que já tínhamos treinado muito tempo juntos,
VALEU A FESTA,
ACADEMIA LOFT 3° COLOCADO